sexta-feira, 15 de julho de 2011

APROVADOS PROC. SEL. 005/2011-2

Edital nº 005/2011 - 2
- LISTA DE APROVADOS - 005/2011 - PROVA OCORRIDA NO DIA 12/07/2011
(arquivo em formato pdf)

COMITIVA DE SÃO BENEDITO DA MARUJADA DE BRAGANÇA DEIXA PLATÉIA EMOCIONADA

Foto: Avener Prado

A Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança emocionou a platéia com suas músicas e relatos sobre sua história que homenageia o santo negro. O espetáculo que foi realizado nesta quinta-feira (14/06) no Teatro 1 do SESC Esplanada é uma apresentação prévia do que acontece durante o ciclo dos festejos para São Benedito, que inicia em abril com uma peregrinação as casas dos promesseiros, encerrando no dia 26 de dezembro data que celebra o natal dos negros em Bragança / PA.

A Comitiva é formada pelos cantadores Zezinho Brito, responsável pela a produção dos instrumentos utilizado pelo grupo, encarregado pelas três comitivas existentes em Bragança (Campo, Praia e Colônia) e rezador, Rafael Almeida, Waldir Santos, Nazareno Nascimento, Mestre Zito que com 60 anos ainda toca e encanta na Marujada de Bragança e Junior Soares pesquisador da cultura amazônica.

O grupo foi formado para participar do Projeto Sonora Brasil, com o objetivo de apresentarem os seis ritmos típicos da celebração: a roda, o retumbão que acontece no barracão de marujada, Ave Maria, chorado, alvorada música cantada sempre às 5h da manhã, pois celebra a horário de nascimento de Jesus e mazurca, o xote e a contradança que tem origens européias.

Repertório da Comitiva inclui as seguintes:

Folia da chegada
Folia da Ave Maria
Folia de agradecimento da mesa
Folia da alvorada
Folia da despedida
Folia da louvação
Marujada de São Benedito
Dança da Marujada (música instrumental tocada na festividade de São Benedito)
Roda
Retumbão
Chorado
Mazurca
Xote
Contradança
Ora por nós
Bendito
Graças a Deus

*Todas as músicas são de tradição oral (domínio público), exceto Marujada de São Benedito, de Júnior Soares e Edu Filho.

Sonora Brasil - Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança

Comitiva de São Benedito da Marujada de BragançaComitiva de São Benedito da Marujada de BragançaComitiva de São Benedito da Marujada de BragançaComitiva de São Benedito da Marujada de BragançaComitiva de São Benedito da Marujada de BragançaComitiva de São Benedito da Marujada de Bragança
Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança

quarta-feira, 13 de julho de 2011

SESC AMAZÔNIA DAS ARTES APRESENTA “EXPOSIÇÃO CONTROLE”




Como parte da Programação do SESC AMAZÔNIA DAS ARTES foi aberta a Exposição do artista plástico tocantinense Cláudio Montanari. Intitulada como “Controle”, a exposição estará montada na Galeria de Artes do SESC Centro até o dia 31 de julho, aberta para visitação de segunda a sexta, das 08h às 17h e aos sábados das 10h às 14h com entrada gratuita”.

Beleza, criatividade e curiosidade são algumas das sensações transmitidas pela exposição “Controle”, uma exposição toda montada no papelão utilizando imagens trabalhadas através da serigrafia em gravuras que representam temas como: Prostituição, consumo, violência, religião entre outros. “Controle” busca despertar no público um questionamento em relação às informações veiculadas nos meios de comunicação de massa, neste caso a televisão, tendo como referência um elemento que modificou o modo de vida dos indivíduos, o controle remoto.

Cláudio Montanari é bacharel em Desenho e Plástica e Especialista em Design para Estamparia pela UFSM, já expôs seus trabalhos em vários estados brasileiros como São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, além do Tocantins. (Caroline Spricigo).

SESC AMAZÔNIA DAS ARTES
Acontece em parceria com os SESC’s da Amazônia Legal, Piauí e Departamento Nacional. O projeto viabiliza a circulação de obras de Arte, buscando a descentralização e valorização das atividades de cultura na Região Norte. Na mostra serão apresentarão espetáculos de teatro, dança, música, cinema e artes plásticas da região norte Mato Grosso e Piauí.

Postagens populares (5 mais recentes)