quinta-feira, 16 de junho de 2011

LANÇAMENTO DA 3ª EDIÇÃO DO PROGRAMA RUMOS EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTE EM RONDÔNIA



A terceira edição do Rumo Educação, Cultura e Arte leva a 17 cidades de todo o Brasil a Aula-Espetáculo Mátria, uma Outra Linha do Tempo Cultural, o músico e dançarino Antônio Nóbrega. O evento que é uma parceria do Itaú Cultural com o SESC Rondônia está marcado para este sábado no Teatro 1 do SESC Esplanada às 20h30.

A aula-espetáculo trata-se é uma mistura com canções, danças e peças instrumentais entremeadas por considerações sobre uma linha de tempo cultural brasileira de prevalência não européia e de extração popular. Seus conteúdos e significados e seu diálogo com a linha de tempo da cultura ocidental de base européia.
As peças que serão apresentadas vão desde obras da tradição oral (criadas e continuamente recriadas pelo autor-legião ao longo dos séculos) a obras autorais, como sambas de Nelson Cavaquinho e Candeias, canções de Caymmi e do próprio Antonio Nóbrega, peças coreográficas sobre música de Bach, etc.
A aula -espetáculo, tanto em sua forma quanto em seu conteúdo, procura harmonizar o discurso com a performance, o conceito com a emoção. Ou seja o próprio conteúdo da aula-espetáculo se traduz também na maneira como esse conteúdo é apresentado.
Dentro desse contexto, Nóbrega associa esse jogo de polaridades a duas vertentes civilizatórias: uma de tessitura prevalentemente masculina (o discurso, conceito), representada pela tradição ocidental de base européia e de ascendência greco-latina e judaico-cristã e outra de prevalência feminina (o sensível, o emocional) de filiação extra-européia e de maior presença no hemisfério sul. Essas polaridades se exteriorizam tanto através do universo simbólico, dentro do qual está a arte, quanto através das esferas sócio-econômicas. Nesse jogo das polaridades o sistema mundo em que vivemos é predominantemente de tessitura masculina, daí a necessidade, segundo Nóbrega, de levarmos em conta os valores e conteúdos presentes numa outra linha de tempo cultural. onde os valores do princípio feminino são mais operantes. Mas, como ele diz, não se trata de sobrepor o princípio feminino ao masculino, mas sim de buscarmos o equilíbrio entre ambos, incorporando à nossa sociedade contemporânea o melhor das duas tradições em vista de um futuro esperançoso para a humanidade e para o planeta Terra."

Entrada: Franca
(Ingressos distribuídos com uma hora de antecedência 250 lugares)

terça-feira, 14 de junho de 2011

ARRAIAL DO COMERCIÁRIO COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA



Já está tudo preparado para uns dos Arraiais mais tradicionais de Porto Velho, “Arraial do Comerciário que será realizado no dias 17, 18 e 19 de junho no SESC Esplanada a partir das 18h. Com uma programação que inclui quadrilhas, dança folclórica com alunos do SESC Escola juntamente com o Grupo da 3ª Idade prometem abrilhantar as três noites, ao calor de muita música, comida típica caipira, pau-de-sebo e um forró pé animado.

O SESC compreende uma importante ação neste contexto popular, abraçando ao mesmo tempo as manifestações culturais e folclóricas oriundas das diversas camadas de nossa sociedade.

CONFIRA A NOSSA PROGRAMAÇÃO:

Dia 17/06
18h- Rádio Cipó
18h30 – Brincadeiras populares(pau de sebo, chinelo chinês, quebra pote, maçã do amor, derruba lata, cabo de guerra e muito mais…)
20h00 – Quadrilha Flor da Saudade- 3ª Idade
20h40 – Bingo recreativo – CRC
20h50 – Dança do ventre - CIA Cristina Pontes
21h00 –Quadrilha Rodopio do Nacional (Quadrilha Mirim)
21h40 - Quadrilha Rádio Farol (Quadrilha Mirim)
22h00 – Rádio Cipó
22h30 – Bingo Recreativo - CRC

Dia 18/06
18h00 – Rádio Cipó
18h30 – Brincadeiras populares(pau de sebo, chinelo chinês, quebra pote, maçã do amor, derruba lata, cabo de guerra e muito mais…)
19h30 – Quadrilha SESC Escola
20h00– Carimbó 3ª Idade
20h20 – Triângulo Lascano o Cano (Quadrilha Adulta)
21h00- Carimbó Pérola do Pará
21h30 – Rádio Cipó
22h30 – Forró Pé animado – Som ao Vivo – Banda “Impactus”

Dia 19/06
18h00 – Rádio Cipó
18h30 – Brincadeiras Populares
20h00 – Quadrilha Flor da Saudade- 3ª Idade
20h40 – Bingo Recreativo
20h40- C.T.G Grupo Ronda Crioula
21h00 – Quadrilha Rádio Farol (Quadrilha Adulto)
21h40 -Quadrilha Academicos da Unir
22h00 – Forró Pé animado – Som ao Vivo – Banda “Impactus”

Jornada Literária

Jornada Literária by SESC Rondônia
Jornada Literária, a photo by SESC Rondônia on Flickr.

2° dia do Jornada Literária.

post: Avener Prado

segunda-feira, 13 de junho de 2011

JORNADA LITERÁRIA



A VII Jornada Literária iniciou na manhã de hoje (13/06), com contação de história e sessões de cinema Literário, onde foram exibidos o filme “ELE” uma animação produzidas por crianças de Vitória (ES), conta a história de Noel Rosa, logo após foi possível apreciar o filme “Peixe Frito” de Ricardo Podestá, que retrata a história de um avó que ensina o neto a pescar, elementos da natureza se misturam em uma verídica história de pescador. Visitantes também poderão apreciar uma belíssima exposição temática em banner’s no SESC Esplanada sobre vida e obra dos escritores Guimarães Rosa e João Cabral de Melo Neto.

Às 14h30 a abertura oficial do projeto contou com a participação de alunos das escolas Duque de Caxias e Getulio Vargas juntamente com Idosas do Grupo da Terceira Idade do SESC que assistiam atentamente palestra ministrado pelo Professor Gonçalo Ferreira, Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel que abordou o tema “Vertentes e Evolução da literatura de Cordel”.

Durante toda a semana o SESC Rondônia estará promovendo a Jornada Literária que aborda o tema: “LITERATURA E CULTURA POPULAR: UM OLHAR CONTEMPORÂNEO”. Sua programação inclui oficinas, exposições, contação de histórias, mesas redondas, recitais de poesia, shows, palestras e debates.

SESC REALIZA A VII JORNADA LITERÁRIA EM RONDÔNIA



A VII Jornada Literária promovida pelo SESC Rondônia, este ano tem como tema: “LITERATURA E CULTURA POPULAR: UM OLHAR CONTEMPORÂNEO” Dentro da programação é possível apreciar oficinas, exposições, contação de histórias, mesas redondas, recitais de poesia, shows, palestras e debates com profissionais conhecidos na literatura regional e nacional. O projeto tem o objetivo de incentivar, fomentar, debater acerca da importância da pesquisa e da extensão dentro da temática proposta pelo evento dando a oportunidade de despertar o gosto pela leitura e fomentar a sua continuidade na adolescência e na vida adulta.

O evento procura viabilizar ainda o diálogo e discussões a cerca da literatura oral, popular, passeando pelas obras da modalidade de cordel, repentes, poetas populares e contemporâneos, trovadores, folheiteiros com escritores renomados como Thiago de Melo, Rogério Andrade, João Collares Nogueira, entre outros. Ainda contaremos com uma aula espetáculo com Antônio Nóbrega que apresenta peças do samba, da tradição oral e da música clássica, cujo aponta um diálogo histórico entre a nossa cultura popular e a européia e shows musicais com artistas locais.

PROGRAMAÇÃO
13/06 (segunda-feira)
9h: Contação de Histórias e Cine Literatura
14h: Distribuição de material e Credenciamento
14h30: Cerimônia de Abertura
15h: Palestra “Vertentes e evolução da literatura de cordel” com Profº. Gonçalo Ferreira - Presidente Academia de Literatura de Cordel (RJ)
16h30: Oficina com Profº. Ms. Gustavo Abreu e Matias Neto (PVH) Repente Nordestino e Literatura de Cordel: Linguagem, arte e poesia na cultura popular/ Oficina Analton Alves (PVH) “Narradores de Sombras: Estética da Composição de crônicas/ Oficina Elias Balthazar (PVH) “Poesia e Expressão”.
9h: Cine SESC Literatura com o Filme “Ele” Animação.

14/06 (terça-feira)
9h: Contação de História e Cine Literatura;
14h: Palestra “ Arte a serviço da Vida” com o Poeta Thiago de Mello (AM)
15h30: Recital com Thiago de Mello (AM)
16h: Mesa-Redonda com o tema “A Literatura Popular, suas expressões e manifestações na Amazônia” com o Profº. Ms. Marcos Aurélio e Profº. Dr. Josué da Costa.
19h: Cine Literatura com o Filme “ Vidas Secas”;

15/06 (quarta-feira)
9h: Contação de Historia e Cine Literatura;
14h: Oficina com Profº. Ms. Gustavo Abreu e Matias Neto (PVH) Repente Nordestino e Literatura de Cordel: Linguagem, arte e poesia na cultura popular/ Oficina Analton Alves (PVH) “Narradores de Sombras: Estética da Composição de crônicas/ Oficina Elias Balthazar (PVH) “Poesia e Expressão”.
18h: Cine Literatura com o Filme “ O Poeta do Castelo/ Assaltaram a Gramática/ Soneto do desmantelo blue”;

16/06 (quinta-feira)
9h: Contação de história e Cine Literatura;
14h: Palestra com o Profº. João Collares Nogueira – Música, arte e Vida – Neurolinguística Musical (SP).
15h30: Oficina “ Na trilha do Griot - O negro na literatura infanto-juvenil e o papel da oralidade” com o Profº. Rogério Andrade (RJ)

17/06 (sexta-feira)
9h: Contação de Historia e Cine Literatura;
14h: Oficina “ Na trilha do Griot - O negro na literatura infanto-juvenil e o papel da oralidade” com o Profº. Rogério Andrade (RJ)
19h: Cine Literatura com o Filme “Patativa / O dono da Pena / Vale dos Poetas;
Dia 18 – SÁBADO
20h30: Itaú Cultural - Rumos Educação, Cultura e Arte: Aula-espetáculo com Antonio Nóbrega – Teatro Um do SESC Esplanada;

19/06 (domingo)
Programação Especial – Praça das CAIXAS D’AGUA
16h: Feiras de Livros e Feira da Troca do Livro
16h30: PROJETO “BIBLIOSESC”
18hShow com Gustavo e Banda (PVH)
18h40: Espetáculo GX Malabares (PVH)
19h30: Show Musical Maria de Chico (PVH)

PROGRAMAÇÃO PARALELA
EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS: SESC Esplanada
Exposição de Poesia Elias e Michele
Exposição Literária Guimarães Rosa
Exposição Literária João Cabral de Melo Neto
Exposição Literária Euclides da Cunha
Exposição Literatura de Cordel
Unidade do SESC Esplanada – Av. Presidente Dutra, 4175. Bairro Pedrinhas.

CINE SESC LITERATURA
Cine SESC – Unidade do SESC Esplanada – Av. Presidente Dutra, 4175. Bairro Pedrinhas.
FEIRA DE LIVROS
Unidade do SESC Esplanada – Av. Presidente Dutra, 4175. Bairro Pedrinhas.

Lançamento de livros
Unidade do SESC Esplanada – Av. Presidente Dutra, 4175. Bairro Pedrinhas.
PROJETO “BIBLIOSESC” – Biblioteca Móvel Unidade do SESC Esplanada.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Itaú Cultural - Rumos Educação, Cultura e Arte: Aula-espetáculo com Antonio Nóbrega – Teatro Um do SESC Esplanada;

Postagens populares (5 mais recentes)