sábado, 17 de setembro de 2011

Subsolo: Grupo Sentidos e Cia Titânica

Na tarde de hoje (17/09) aconteceu o terceiro encontro do projeto Subsolo - Arqueologia do Teatro Portovelhense, com grupos de teatro de Porto Velho apresentando suas trajetórias teatrais e suas experiências artísticas. Os jornalistas Silvio Santos “Zé Katraca” e Rose Viegas fizeram perguntas aos grupos, numa conversa em formato de entrevista, transmitidas ao vivo aqui no Blog. Os grupos presentes neste encontro foram: Grupo de Teatro Sentidos e Cia Titânica de Teatro. Os grupos Minemônico e CTB não puderam comparecer e participarão nos próximos.

Grupo Sentidos
Teo Nascimento e outros integrantes do Sentidos foram os primeiros a contar sua trajetória, começando com o seu surgimento. O nome Sentidos originalmente veio de uma performance que realizaram em uma praça, e acabou ficando como nome do grupo. Teo relatou a preocupação do grupo em relação à integração do teatro com outras formas de arte, como a dança, tanto que em agosto deste ano o grupo criou um núcleo de dança chamado “Nós Dançando”. Outro projeto do grupo é a Oficina de teatro permanente que acontece aos domingos, para pessoas a partir de 14 anos interessadas a começar a fazer teatro. As inscrições ficam abertas durante todo o ano (mais informações pelo telefone 9206-3478). Teo enfatizou também a importância de que os atores e grupos de teatro participem dos eventos culturais, oficinas e discussões, e que prestigiem os trabalhos dos outros grupos, como forma de melhorar seu próprio trabalho. Espetáculos mais marcantes do grupo: “A Vassoura da Bruxa” e “TPM”.

Cia Titânica
Em seguida foi a vez da Cia Titânica de Teatro, originalmente nascida na igreja Nossa Senhora do Amparo, com apresentações baseadas em temas religiosos, como a Semana Santa. O grupo recentemente participou de um festival de teatro cristão em São Paulo e ganhou vários prêmios, como melhor espetáculo e melhor atriz, porém, Almício Fernandes esclarece que a Cia. Titânica também se preocupa em alcançar outros níveis, em busca de um reconhecimento como grupo de teatro de Porto Velho, embora sem esquecer sua identidade. Por sua origem comunitária, o grupo está sempre aberto para quem quiser participar e fazer parte dele. Sobre suas produções futuras, Almício aproveitou para anunciar a estreia do espetáculo “Onde está Mimi?”, dia 22/10 no Teatro Banzeiros, uma comédia adulta. Alguns espetáculos da Cia.: “Herança de Caim” e “De Cara com o Natal”
  
Outros temas se tornam comuns aos encontros: os meios que os grupos utilizam para financiar suas produções, como acontece o diálogo com o poder público, quais as dificuldades que eles encontram para fazer teatro em Rondônia e as aspirações dos grupos para os próximos anos.

O próximo Subsolo acontece dia 24/09 a partir das 14h no Cine Sesc, com a presença dos grupos: Peripécias, Raízes do Porto, Abstractus e Minemônico. Já no dia 01/10, no mesmo local e horário, os convidados são os grupos Êxodo, Dá O Bote e O Imaginário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)