sexta-feira, 15 de julho de 2011

COMITIVA DE SÃO BENEDITO DA MARUJADA DE BRAGANÇA DEIXA PLATÉIA EMOCIONADA

Foto: Avener Prado

A Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança emocionou a platéia com suas músicas e relatos sobre sua história que homenageia o santo negro. O espetáculo que foi realizado nesta quinta-feira (14/06) no Teatro 1 do SESC Esplanada é uma apresentação prévia do que acontece durante o ciclo dos festejos para São Benedito, que inicia em abril com uma peregrinação as casas dos promesseiros, encerrando no dia 26 de dezembro data que celebra o natal dos negros em Bragança / PA.

A Comitiva é formada pelos cantadores Zezinho Brito, responsável pela a produção dos instrumentos utilizado pelo grupo, encarregado pelas três comitivas existentes em Bragança (Campo, Praia e Colônia) e rezador, Rafael Almeida, Waldir Santos, Nazareno Nascimento, Mestre Zito que com 60 anos ainda toca e encanta na Marujada de Bragança e Junior Soares pesquisador da cultura amazônica.

O grupo foi formado para participar do Projeto Sonora Brasil, com o objetivo de apresentarem os seis ritmos típicos da celebração: a roda, o retumbão que acontece no barracão de marujada, Ave Maria, chorado, alvorada música cantada sempre às 5h da manhã, pois celebra a horário de nascimento de Jesus e mazurca, o xote e a contradança que tem origens européias.

Repertório da Comitiva inclui as seguintes:

Folia da chegada
Folia da Ave Maria
Folia de agradecimento da mesa
Folia da alvorada
Folia da despedida
Folia da louvação
Marujada de São Benedito
Dança da Marujada (música instrumental tocada na festividade de São Benedito)
Roda
Retumbão
Chorado
Mazurca
Xote
Contradança
Ora por nós
Bendito
Graças a Deus

*Todas as músicas são de tradição oral (domínio público), exceto Marujada de São Benedito, de Júnior Soares e Edu Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)