quarta-feira, 8 de junho de 2011

GRUPO CAXEIRAS DO DIVINO PARTICIPAM DO SONORA BRASIL CIRCUITO 2011/2012



Representando a cultura maranhense, as Caixeiras do Divino participam da Edição 2011 do Projeto Sonora Brasil - Formação de Ouvintes Musicais, um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Este ano o projeto apresenta dois temas – Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil.
E nessa primeira etapa em Rondônia conta com a participação das Caixeiras do Divino, senhoras devotas que cantam e toca caixas acompanhando todas as etapas da cerimônia da festa do Divino Espírito Santo, que se destaca como um dos mais importantes festejos da cultura popular do Maranhense ligada às religiões afro-brasileiras.
Dona Maria Rosa, Dona Maria de Jesus, Dona Zezé de Iemanjá, Dona Rosa Barbosa e Dona Rosa Dias, as Caixeiras do Divino de São Luis do Maranhão, apresentarão as várias etapas do festejo através de seus respectivos cânticos, acompanhados das caixas. O canto, ora em uníssono ora a duas vozes, pode apresentar variações na melodia principal, como ocorre tradicionalmente nas práticas da tradição oral, e suas características interpretativas traduzem a força alcançada pela relação de devoção ao Divino Espírito Santo.
As Caixeiras do Divino farão duas apresentações em Rondônia. No dia 11 de junho, às 20h30min no Teatro 1 do SESC (Porto Velho) e no dia 12 de junho, às 18h no Espaço Cultural na Praça da Prefeitura (Ariquemes).

ENTRADA: 1 Kg DE ALIMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)