quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

SESC - um pouco de história


No dia 13 de setembro de 1977, através de uma Delegacia Executiva, é instalado no então Território Federal de Rondônia, o SESC, que passa a funcionar em prédio alugado, desenvolvendo programações de cursos variados e oficinas de teatro. As competições esportivas eram realizadas em quadras esportivas de parceiros como: o Clube Flamengo, Ferroviário, CPRM e do SENAI. No segmento da Educação, o atendimento aos filhos dos comerciários na faixa etária entre 03 a 06 anos, deu-se graças ao apoio do Centro Social São Cristóvão e do Centro Social do Bairro Tucumanzal, locais onde funcionaram algumas turmas da Educação Infantil.

Para atender a procura pelos serviços, no início dos anos 80, O SESC muda de local, passando a funcionar na cobertura do Edifício Rio Madeira, cuja amplitude de espaço físico, possibilitou aumentar o leque de programações à sua clientela. Naquela época, em local arrendado, na conhecida "Estrada do Japonês", funcionou a Sede Campestre do SESC, que constituía de um complexo para o lazer onde, nos finais de semana e feriados, os comerciários desfrutavam de várias programações de entretenimento.

Por volta do ano de 1982, surge o movimento cultural: "O Grito de Cantadores", considerado como o grande revelador de talentos artísticos regionais, nos segmentos: da música, artes plásticas, cênica e literária.

Posteriormente, surge o "Caixote Cultural", que consistia em um salão para shows, e este passa a ser o ponto de referência e atração da cidade.

É ainda na década de 80 que o SESC inicia e conclui, numa área de 16.000 metros quadrados, as obras de construção do Centro de Atividades Esplanada.

O ano de 1985 é marcado pela mudança definitiva das atividades do SESC para sua sede própria. Inicialmente foram desenvolvidas as atividades: Cursos Supletivos, Educação Infantil, Biblioteca e Restaurante. Posteriormente, inaugura-se o parque aquático, quadras poliesportivas, salas de cursos, salão de jogos, sala de ginástica, o campo de futebol, o Audicine, o Teatro UM, e demais instalações que compõem o Centro de Atividades Esplanada. É nesse Centro de Atividades que acontecem eventos como: Carnaval, Jogos dos Comerciários – JOCOM, Festival aberto de Música – FAM, Mostras de Músicas, Minimaratona, Projeto Brincando nas Férias, Festival do Intérprete Comerciário – FICOM, Arraial do Comerciário, Shows Musicais, Exposições de Artes, Apresentações de grupos teatrais, Mostras de Cinema e Vídeo, dentre outros eventos, que firmaram ainda mais a marca SESC na comunidade.

O SESC, que vinha efetuando atendimento à clientela infantil, jovem e adulta, volta-se à valorização da Terceira Idade. Em julho de 1991 é constituído o Grupo Solidariedade, composto por idosos a partir de 65 anos. Mais uma marca de pioneirismo do trabalho do SESC em Rondônia. Para essa clientela, o SESC passa a desenvolver programações específicas de cunho educativo, cultural, esportivo e de lazer. Com esse grupo nasce o Baile da Saudade, realizado anualmente na véspera do Dia das Mães.

Com a transformação da Delegacia Executiva em Administração Regional, ocorrida em 1º de janeiro de 1993, o SESC em Rondônia passa a ter autonomia administrativa, sendo presidido pelo Presidente da Federação do Comércio do Estado de Rondônia. Nesta nova caminhada, adotou-se o lema de “Crescer e Interiorizar”.

Inicia-se o desafio de levar o trabalho do SESC às comunidades interioranas, o Projeto SESC Cidade passa a ser realizado nos municípios de Vilhena, Ji-Paraná, Ouro Preto, Ariquemes e Guajará-Mirim mostrando o trabalho do SESC nas suas áreas de atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)